Por que ferramentas terapêuticas energéticas ou não, não me trouxeram os resultados que eu esperava?

12/06/2023
Um sábio, em uma de suas palestras, certa vez disse: 

"A iluminação acontece rapidamente, mas após uma longa preparação". 

Percebam o quanto de informação tem em poucos caracteres e pode imediatamente trazer luz à reflexão quanto aos padrões negativos repetitivos ou limitantes que há em nossas vidas após várias buscas por soluções, ou tentativas, como muitos diriam.

Essas buscas poderiam ter sido por meio de psicoterapia, coach, religião… E por meio de abordagens como o Psych-K®, EMF Balancing Technique®, Ressonância Harmônica, Reiki, Constelação Sistêmica Familiar, entre outros sistemas. Menciono essas por fazerem parte de minhas experiências mais próximas, tanto pessoais quanto profissionais. Todas elas, mais do que abordagens terapêuticas, são ferramentas para promoverem a autotransformação: traz à tona a sabedoria inata do indivíduo para o autodesenvolvimento dele. E esse é um processo contínuo, apenas diferenciando para qual o próximo nível que se vai em direção à auto maestria. Assim, deixe de "comprar" a ideia de que abordagens energéticas, ou não, possam se apresentar como soluções mágicas que resolverão os seus problemas a partir de "fora" e no mesmo instante.


A verdadeira transformação ocorre com a ativação de suas próprias potencialidades, daquele poder inato, moldado ao longo do processo de amadurecimento em todos os níveis de nosso ser. Isso significa que, se algo em nossa realidade não esteja a contento, um estímulo às potencialidades internas se faz necessário para desenvolvermos os conteúdos de expansão e ele começa na alma, na consciência e será preciso exercícios e observações constantes (sem expectativas e julgamentos, apenas discernimento e receptividade para a verdade). A exemplo disso, se seu emprego ideal não chega, se você não é uma pessoa de sucesso de acordo com um script bem delineado e recheado de valores familiares e da sociedade, preste atenção, pois você pode estar em guerra com esse script que pode não ser necessariamente e genuinamente o da sua alma, mas do entorno. E, consequentemente, ao dar foco apenas às dificuldades e dramas, você deixa de estar alinhado com a experiência e a riqueza de aprendizagem que a vida pode proporcionar, além de considerar que qualquer limitação que acometa você ou a sua vida pode ser uma oportunidade de autodesenvolvimento em que os resultados essenciais possam ser colhidos mais à frente, demore o tempo que for.


Posso falar por mim mesma sobre o quanto contei com diversos sistemas ou técnicas que surgiram nestes últimos 30 anos para promover transformação de vida com a solução de meus entraves (de todos os tipos). Entrava em um, processava, caia e levantava… Seguia para outra experiência relacionada ao sistema de "cura" ou reprogramação, processava, caia e levantava, não necessariamente nesta ordem. E assim seguia sucessivamente, de tempos em tempos, provando as ferramentas terapêuticas ou de empoderamento, para acabar de vez com as dores emocionais e as sofríveis limitações.

Na verdade, quando se está na dor, a gente quer se livrar de vez do problema e uma saída o mais rápido de tudo o que ele possa implicar. Não queremos passar a vida apenas tentando, mas nem sequer nos abrimos, de verdade, para o reconhecimento amoroso do que consideramos problema, colocamos o foco nele, na não aceitação, na luta, no errado, no insucesso, na dor, no que o outro fez de errado para mim, enfim, não agradecemos por nada. Nem sequer tentamos e nos arriscamos a começar, mesmo que a nossa mente e o nosso coração estejam na direção contrária à vida, pois não a reconhecemos como oportunidade de contribuir e crescer.

Seguimos mantendo a eterna insatisfação, mas se não agradecemos à vida, como poderemos dar algo a ela? 

Então, naturalmente, opera-se a lei do equilíbrio dinâmico entre o dar e o receber, um dos princípios do Universo. O que você dá, você recebe de volta.

Antes de querermos que um sistema ou uma ferramenta terapêutica ou de suporte, seja quântica ou não, nos dê a solução para os problemas, sejamos coerentes na vida e com a vida. Trabalhemos ininterruptamente para transformar as nossas crenças, paradigmas, cultura, alinhando o pensar, com o sentir e com o agir: congruência pura! 

Se isso não estiver alinhado, o caminho poderá ser mais longo e tortuoso agora e também lá na frente. Então, conte com as suas iniciativas dia após dia para construir um quantum de energia com as intenções positivas para poder colher, quando for apropriado, ao seu bem maior e ao da coletividade.

Deixe de contar com os sistemas de cura energéticos/quânticos para fazer o trabalho por você. Valha-se deles, claro! E lembre-se de que o (verdadeiro) sucesso na vida começa com o sucesso espiritual. Ferramenta alguma ou facilitador algum fará por você se você não estiver engajado no seu próprio processo e expansão de consciência. Facilitadores, terapeutas e sistemas energéticos ou técnicas diversas darão, sim, o suporte e auxiliarão na iluminação e nas resoluções de limitações em algum nível do que quer que esteja se mantendo como limitação, porém não farão a mágica da maneira que costumamos esperar, porque o milagre somos nós!

Sentir, pensar e agir em congruência, a partir de hoje, requer treino e nada de julgamento. Comece!

O caminho se faz ao caminhar aprendendo, estudando, processando o conhecimento com a experiência, com o caminhar individual. É preciso saber como funcionam as Leis Universais para que possamos liberar paradigmas obsoletos e limitadores e abrir o coração e a mente para a verdade.

Desejo a você todo o sucesso e abertura para o amor em sua trajetória!

Karla Ramonda.